Foto: Reprodução
O incêndio que atinge o Colégio Marista Santa Maria desde o início da noite desta sexta-feira (26) gerou reações e comoção não apenas no meio educacional, mas em diversos setores. As manifestações de solidariedade repercutem e ganham espaço principalmente nas redes sociais.
Uma das instituições de ensino da cidade que manifestou seu apoio foi o Colégio Nossa Senhora de Fátima.
"O Colégio Nossa Senhora de Fátima manifesta sua profunda solidariedade à comunidade educativa do Colégio Marista Santa Maria neste momento difícil, marcado pelo ocorrido na data de hoje.
À luz do carisma palotino, que nos chama a viver a comunhão, a corresponsabilidade e o ardor apostólico, unimo-nos em oração a cada estudante, educador, colaborador e famílias atingidos. Partilhamos do sofrimento vivido e confiamos à providência de Deus este tempo difícil, certos de que Ele sustenta e renova todas as coisas.
Que o espírito de unidade, tão próprio da Família Palotina, seja fonte de consolo, coragem e renovada esperança para todos."
A Escola Medianeira publicou a seguinte nota:
"A Escola Medianeira manifesta sua profunda solidariedade à comunidade educativa do Colégio Marista Santa Maria neste momento tão difícil, marcado pelo incêndio ocorrido nesta data. Unidos pela fé cristã e pelos valores do Evangelho, nos reconhecemos como irmãos na missão de educar, cuidar e transformar vidas. Partilhamos da dor de cada estudante, educador, colaborador e família, e elevamos nossas preces para que Deus conceda força, serenidade e esperança a todos.Inspirados pelas palavras de Santa Paulina: “Nunca jamais desanimes, embora venham ventos contrários”, reafirmamos nossa confiança de que, mesmo em meio às adversidades, a esperança e a fé haverão de sustentar a reconstrução.Que o espírito de fraternidade, tão próprio da tradição católica que nos une, seja fonte de conforto e renovação."
Pelas redes sociais, o Colégio Franciscano Sant'Anna prestou seu apoio:
"A Direção do Colégio Sant’Anna se solidariza com o Colégio Marista Santa Maria neste momento de profunda tristeza.
Nossa oração se une à de toda a comunidade educativa, pedindo conforto, força e esperança para estudantes, educadores, colaboradores e famílias.
Inspirados pelo espírito franciscano, seguimos solidários e unidos na fé, na fraternidade e no cuidado com a vida."
Outra instituição de ensino que se manifestou foi o Colégio Coração de Maria:
"O Colégio Coração de Maria e a comunidade das Irmãs do Imaculado Coração de Maria manifestam profunda tristeza e solidariedade à comunidade educativa e religiosa do Colégio Marista Santa Maria, diante do incêndio registrado na noite de hoje.
Este trágico acontecimento entristece a todos e todas que promovem e acreditam na educação em nossa cidade. Unimo-nos em oração, na certeza de que a tristeza será superada pela força da fé, pela união das pessoas e pela esperança que se renova mesmo diante das adversidades.
Que Deus conforte os corações e sustente o caminho de reconstrução."
O Colégio Riachuelo também publicou uma nota de solidariedade:
"Recebemos com profunda tristeza a notícia do incêndio em uma instituição tão importante para nossa cidade, que faz parte da memória, da formação e da trajetória de tantas pessoas.
Sabemos que ali existem colegas em comum, amizades construídas ao longo dos anos e pessoas muito especiais que dedicaram suas vidas à educação. Mais do que um espaço físico, essa escola representa histórias, sonhos e vínculos que o fogo não apaga.
Manifestamos nosso apoio, carinho e disposição para ajudar no que for possível. Que a força da união, da solidariedade e do compromisso com a educação conduza a reconstrução desse patrimônio tão valioso para todos nós."
Por meio de sua assessoria, a Arquidiocese de Santa Maria também manifestou sua solidariedade:
"A Arquidiocese de Santa Maria manifesta sua fraterna solidariedade ao Colégio Marista Santa Maria, atingido recentemente por um incêndio, e dirige uma palavra de proximidade, apoio e esperança a todos os irmãos maristas, , colaboradores, educadores, estudantes e famílias que fazem parte desta comunidade educativa.
Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo de Santa Maria, envia uma bênção especial a toda a comunidade educativa, sob a intercessão de São Marcelino Champagnat, desejando que, com coragem, fé e esperança, todos possam prosseguir firmes no caminho de sempre, sustentados pela confiança em Deus e pela solidariedade de todos. Nada pode apagar a nossa dedicação na promoção e educação ao humanismo integral solidário."
O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) divulgou uma nota de apoio:
"O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM-UFSM/Ebserh) informa que se solidariza e está à disposição para atendimento à população afetada pelo incêndio de grandes proporções que atingiu o Colégio Marista por volta das 20h da noite desta sexta-feira (26/12). O Hospital coloca o Pronto-Socorro à disposição da comunidade eventualmente atingida."